UOL Notícias Notícias
 

03/11/2004 - 07h19

Casa Branca diz que Kerry mantém falsas ilusões em não reconhecer derrota em Ohio

Ohio WASHINGTON, 3 Nov (AFP) - O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, John Kerry, está mantendo falsas ilusões ao não reconhecer a sua derrota em Ohio, ressaltou nesta quarta-feira a diretora de comunicação da campanha republicana Nicolle Devenish.

"Os responsáveis pela campanha de Kerry acalentam falsas ilusões sobre sua possibilidade de reverter o voto dos habitantes de Ohio", frisou Devenish para a AFP. "A tentativa é desesperada e será prejudicial a longo prazo para seu partido, após uma campanha demorada e difícil. O presidente Bush venceu esta noite incluindo Ohio nos estados obtidos por sua campanha", afirmou.

Os senadores republicanos de Ohio, Mike DeWine e George Voinovich, também pediram ao senador Kerry que reconheça a sua derrota. "Tendo em conta a nossa experiência na vida política de Ohio, estimamos que a vantagem do presidente Bush é clara e não pode ser modificada", ressaltam em um comunicado.

Projeções das redes de televisão dizem que o presidente republicano George W. Bush é vencedor em Ohio, estado com 20 Grandes Eleitores, o que deixa o republicano a apenas um delegado no Colégio Eleitoral para se reeleger. No entanto, a campanha de Kerry se negou a reconhecer uma derrota no estado decisivo, deixando a contagem de Grandes Eleitores em 249-242 a favor do republicano.

Com isso, faltam 47 assentos no Colégio Eleitoral, 20 destes correspondem a Ohio.

"John Kerry e eu prometemos ao povo que nesta eleição cada voto teria valor e seria contabilizado. Esta noite mantemos nossa palavra e brigaremos por cada voto. É o que o povo merece", ressaltou o candidato a vice-presidente pelos democratas, John Edwards.

"A noite foi longa, mas esperamos quatro anos e podemos, assim, esperar mais", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host