UOL Notícias Notícias
 

10/11/2005 - 21h32

Descobertos na Argentina fósseis de espécie desconhecida de crocodilo

=(FOTOS)= WASHINGTON, 10 nov (AFP) - Fósseis de uma espécie desconhecida de crocodilo, que a julgar pelo tamanho da mandíbula e os dentes era o predador mais temido dos oceanos há 135 milhões de anos, foram descobertos na Argentina, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira nos EUA.

Ao contrário dos crocodilos dos dias atuais, o Dakosaurus andiniensis vivia permanentemente na água e, no lugar de patas, tinha barbatanas, disse o pesquisador Diego Pol da Universidade de Ohio, em artigo publicado na revista "Science" de 11 de novembro.

Os cientistas conseguiram reconstruir as características do animal a partir dos fósseis e buscar sua origem com a ajuda de um sofisticado programa de computador.

Os três fósseis foram encontrados em 1996 pelos paleontólogos argentinos Zulma Gasparini e Luiz Spalletti, da Universidade Nacional de La Plata.

Além das barbatanas, o Dakosaurus andiniensis tinha outras peculiaridades: sua cauda (de 4 metros de comprimento) e sua boca, similar à de um Tyrannosaurus Rex, o maior carnívoro entre os dinossauros.

Estas características, que o situam em um lugar único na História Natural, lhe valeram entre os paleontólogos o nome de "Godzila", o lagarto gigante da pré-história fruto da imaginação dos roteiristas e desenhistas.

O Dakosaurus andiniensis tinha uma boca curta, com mandíbulas de 47 cm e dentes grossos, entre os quais os mais compridos mediam 10,2 cm.

"Este crocodilo era, sem dúvida, um terrível predador para as grandes criaturas marinhas de sua época", concluiu, acrescentando que "representa a mudança mais notável de tamanho e forma dos dentes e da boca na história da evolução dos crocodilos das espécies marinhas".

Um dos fósseis foi descoberto na província de Mendoza, no oeste da Argentina, e os dois restantes, em uma formação rochosa na província de Neuquen, no sul do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host