UOL Notícias Notícias
 

15/11/2005 - 14h18

Mais de 50 pássaros morrem na Grã-Bretanha de gripe aviária

LONDRES, 15 nov (AFP) - Mais de 50 pássaros morreram na Grã-Bretanha devido à gripe aviária num local de quarentena de Essex, centro da Inglaterra, onde foi registrada uma epidemia provocada pelo vírus H5N1, revelou nesta terça-feira um relatório oficial do Governo britânico.

As 53 aves - de espécie de canário - morreram no centro de quarentena, o que faz o Reino Unido conservar o seu estatuto de país não-infectado pelo vírus H5N1 da gripe aviária, potencialmente perigoso para o homem, destacou o ministério britânico do Meio Ambiente.

A mais provável fonte da epidemia é um carregamento de canários provenientes de Taiwan que estava em quarentena no centro de Essex, destacou o estudo.

O papagaio proveniente do Suriname, que também esteve em quarentena neste centro, morreu em outubro e a princípio se acreditou que a causa teria sido o vírus da gripe aviária, mas o ministério considera agora pouco provável que a ave tivesse o H5N1.

A confusão se deve à mistura de tecidos do corpo do papagaio com os de canários originários de Taiwan, continuou o ministério.

"Apenas os canários foram infectados com o H5N1, e 53 das 101 aves (afetadas) morreram", afirmou o ministério por meio de um comunicado.

O vírus H5N1 da gripe aviária já foi detectado em vários países, sobretudo na Ásia. O risco para o homem foi somente demonstrado até agora em contatos freqüentes com aves infectadas.

Ben Bradshwaw, ministro do Meio Ambiente, disse à BBC que nenhum pássaro infectado conseguiu escapar ou foi liberadado da quarentena. "Não qualquer evidência, depois de uma investigação exaustiva, que alguma das aves infectadas tenha escapado ou sido liberada da quarentena".

O vírus H5N1 já matou mais de 60 pessoas e devastou inúmeras granjas no continente asiático.

Especialistas advertem para o risco de o vírus sofrer uma mutação e passar a ser transmitido entre seres humanos, o que provavelmente resultaria numa pandemia capaz de matar milhões de pessoas, assim como aconteceu em 1918 com a Gripe Espanhola.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host