UOL Notícias Notícias
 

18/11/2005 - 18h21

Dinossauros já comiam grama há 65 milhões de anos

WASHINGTON, 18 Nov (AFP) - Os dinossauros saurópodes se alimentavam em parte de diferentes tipos de grama há aproximadamente 65 milhões de anos, segundo um estudo publicado na sexta-feira nos Estados Unidos, que indica pela primeira vez que esta família de plantas apareceu antes do que se pensava.

Até agora, os fósseis de grama descobertos remontavam há 55 milhões de anos, depois do desaparecimento dos dinossauros, explicam os autores deste estudo, divulgado na revista Science.

Os paleontólogos encontraram na Índia pequenos fragmentos de fitólitos - minerais que se formam nas células e tecidos dos vegetais - no esterco fossilizado de saurópodes que viveram no fim do período Cretáceo.

Esta descoberta é importante porque traz uma nova informação sobre a evolução de vários tipos de grama, do meio ambiente em que viveram os dinossauros e da co-evolução dos herbívoros e dos primeiros vegetais, assim como sua interação, explicaram os cientistas.

As diferentes estruturas dos fitólitos descobertos revelam uma diversificação muito maior do que se pensava na família das gramíneas no fim do Cretáceo, destacaram.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,32
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h16

    1,63
    62.677,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host