UOL Notícias Notícias
 

22/11/2005 - 23h02

Canadá descobre segundo caso de gripe aviária em granja

VANCOUVER, Canadá, 22 nov (AFP) - Um segundo caso de gripe aviária em aves de criação foi descoberto em um pato na província canadense da Columbia Britânica (oeste), informaram nesta terça-feira as autoridades federais.

Segundo os primeiros indícios, trata-se de um subtipo do vírus H5, levemente patogênico e comum em aves silvestres da América do Norte.

O pato infectado foi encontrado em uma das 62 granjas em quarentena desde a quinta-feira passada, após a descoberta do primeiro caso de gripe aviária em um pato doméstico, em Fraser Valley, região agropecuária que se estende por 100 km a leste da cidade de Vancouver.

"Não foram feitos todos os testes ainda", disse um porta-voz da agência canadense de inspeção de alimentos, que pediu para não ser identificado.

"Não há aves mortas e é pouco provável que se trate da versão altamente patogênica (do vírus)".

De acordo com o porta-voz, todas as aves da segunda granja serão sacrificadas, para se formar uma "barreira biológica" em torno da área infectada.

As autoridades sanitárias canadenses anunciaram no domingo o sacrifício de 60 mil patos e gansos da granja onde foi registrado o primeiro caso de gripe aviária.

O mundo se encontra em estado de alerta diante do temor de uma pandemia de gripe provocada pelo vírus H5N1, altamente patogênico e que já matou mais de 60 pessoas na Ásia.

Apesar do vírus detectado no Canadá ser comum e levemente patogênico, todas as infecções de aves despertam preocupação no momento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host