UOL Notícias Notícias
 

24/11/2005 - 18h57

Canadá e UE reafirmam compromisso sobre tema da mudança climática

MONTREAL, Canadá, 24 nov (AFP) - O Canadá e a União Européia (UE) reafirmaram nesta quinta-feira "seu firme compromisso com a resolução do problema das mudanças climáticas", em uma declaração comum publicada ao final de uma reunião realizada por videoconferência.

"Na Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que acontecerá em Montreal na próxima semana, o Canadá e a UE darão prosseguimento a sua meta comum de lançar debates mundiais oficiais com o intuito de favorecer a cooperação internacional sobre o tema das mudanças climáticas depois do ano de 2012", quando expira o protocolo de Kyoto, destaca a declaração.

Um total de 180 países serão representados a partir de segunda-feira em Montreal na nova conferência ministerial da ONU dedicada às mudanças climáticas, onde se prevê um confronto entre Europa e Estados Unidos.

"Compartilhamos o mesmo ponto de vista sobre os elementos necessários de uma futura cooperação internacional sobre as mudanças climáticas", acrescentaram Canadá e UE em sua declaração.

Eles "insistem" sobretudo "na importância dos mecanismos do mercado para promover o estabelecimento de maneiras lucrativas de reduzir as emissões de gáses responsáveis pelo efeito estufa, para explorar as existentes e futuras tecnologias de fraca densidade carbônica e para promover o desenvolvimento duradouro nos países em desenvolvimento".

O primeiro-ministro canadense, Paul Martin, o presidente em exercício da UE, Tony Blair, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, e o Alto Representante da UE, Javier Solana, participaram desta videoconferência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host