UOL Notícias Notícias
 

28/11/2005 - 15h17

Áustria anuncia conferência da UE sobre OGM

VIENA, 28 Nov (AFP) - A Áustria anunciou nesta segunda-feira que organizará em abril uma conferência da União Européia (UE) sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGM), um dia depois de a Suíça aprovar por referendo uma moratória de cinco anos sobre o uso destes produtos na área da agricultura.

"Em 4 e 5 de abril será celebrada, em Viena, a primeira conferência européia sobre os OGM, à qual os cientistas e Organizações Não-governamentais (ONGs) estarão convidados, além dos ministros da Agricultura" dos estados-membros, declarou o titular da Agricultura austríaco, Josef Proll.

A Áustria será o próximo país, depois da Grã-Bretanha, a ocupar a presidência rotativa da UE, a partir de 1º de janeiro de 2006.

No domingo, 55,7% dos eleitores suíços se pronunciaram a favor de uma proposta nascida de ecologistas, grupos de esquerda, associações de agricultores e consumidores, para vetar o uso de OGM durante cinco anos no campo da agricultura.

"O resultado do referendo suíço mostra mais uma vez até que ponto a população européia é sensível a esta questão", comemorou Proll.

"Conseguimos até o momento impedir a cultura (dos OGM) na Áustria, e continuaremos lutando para que seja assim" no futuro, acrescentou a fonte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,48
    3,260
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h08

    1,54
    62.624,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host