UOL Notícias Notícias
 

28/11/2005 - 16h12

Vírus H5N1 já sofreu mutação

PEQUIM, 28 nov (AFP) - A cepa viral H5N1 da gripe das aves, que foi descoberta em humanos na China, já sofreu mutação e difere daquela que matou no Vietnã, anunciou nesta segunda-feira a agência de notícias Nova China, citando um porta-voz do ministério da Saúde.

Os pesquisadores chineses constataram diferenças genéticas entre os vírus que infectaram seres humanos nestes dois países, destacou a fonte.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Mao Qunan, informou que o vírus se modificou "em um certo grau", explicando, todavia, que "esta mutação não pode provocar a transmissão da gripe das aves de pessoa a pessoa".

A China confirmou seus três primeiros casos, dois deles fatais, da gripe das aves em humanos. Depois de 2003, a doença matou mais de 60 pessoas na Ásia.

Os cientistas temem que o vírus, que assim como todos os vírus não pára de se transformar, possa um dia sofrer uma mutação que o torne capaz de se transmitir entre seres humanos, ao se combinar com um vírus de gripe comum.

Esta perspectiva poderia causar uma pandemia - epidemia mundial - de gripe aviária, com potencial para matar milhões de pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host