UOL Notícias Notícias
 

02/12/2005 - 13h49

Aids: Cuba inclui fármaco retirado da mangueira em terapia de enfermos

HAVANA, 2 dez (AFP) - As autoridades sanitárias cubanas aprovaram a inclusão na terapia aplicada aos enfermos da Aids de uma nova substância natural, VIMANG, que apresentou bons resultados em mais de 80 pacientes afetados pela doença, informou o diretor do Centro de Química Farmacêutica de Havana, Alberto Núñez.

"A partir das evidências clínicas do estudo, o Departamento Nacional de Higiene e Epidemiologia do Ministério de Saúde Pública (MINSAP) aprovou a inclusão do medicamento nas portadoras do vírus HIV", assinalou. O teste clínico demonstrou que o VIMANG, extraído do córtex da mangueira, "melhora a qualidade de vida e o estado imunológico causado pela doença", disse Núñez, citado pelo jornal oficial Granma.

Ele explicou que "está sendo organizado um novo teste para o primeiro trimestre de 2006 com um maior número de pacientes - mais de 150 - prevendo-se, também, um período de prova mais prolongado -um ano- durante o qual serão medidas novas variáveis".

O Vimang "é um produto natural rico em selênio, cobre e zinco, três microelementos que ajudam a combater algumas patologias", tendo sido, até o momento, "comprovado seu poder antioxidante e antiinflamatório", precisou o especialista.

O Programa Nacional de Luta contra a Aids, que Cuba aplica desde 1986 -quando foi detectado no país o primeiro caso de HIV- estabelece o atendimento médico gratuito aos enfermos, com um tratamento antirretroviral no qual predominam seis medicamentos genéricos de fabricação cubana.

Cerca de 6.700 pessoas -entre uma população total de 11,2 milhões de habitantes- foram infectadas com o HIV em Cuba; entre elas, 2.700 desenvolveram a doença e 1.300 faleceram, segundo o registro do Centro Nacional de Prevenção a Infecções de Transmissão Sexual.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host