UOL Notícias Notícias
 

20/12/2005 - 16h35

Estação Espacial Internacional poderá receber seis astronautas em 2009

MOSCOU, 20 dez (AFP) - A Estação Espacial Internacional (EEI) poderá receber, a partir de 2009, uma tripulação de seis astronautas, aumentando, asim, sua capacidade atual, de apenas dois, informou nesta terça-feira a agência espacial russa Roskosmos.

"A decisão foi tomada por nossos colegas americanos, que fixaram o ano de 2009" para reforçar a tripulação, disse Alexei Krasnov, encarregado da Roskosmos para vôos tripulados, citado pela agência russa Interfax.

Este projeto permitirá aos associados da ISS, especialmente europeus e japoneses, enviar seus astronautas em missões de longa duração.

Até agora apenas russos e americanos participam das missões "permanentes" de seis meses. Os astronautas europeus só cumpriram permanências curtas de cerca de 10 dias.

O projeto de aumentar a tripulação da estação espacial atrasou após a catástrofe do ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003.

Após o acidente, a Nasa (agência espacial americana) suspendeu os vôos de seus ônibus espaciais para levar provisões à ISS e o transporte de tripulantes, agora, corre exclusivamente por conta da Rússia.

A Nasa decidiu novamente deixar em terra seus ônibus espaciais quando durante um vôo, feito em julho deste ano, foi perdido um fragmento da camada isolante do tanque externo do Discovery.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host