UOL Notícias Notícias
 

21/12/2005 - 18h02

França realiza com sucesso operação para separar irmãos unidos pela medula

=(FOTO)= MARSELHA, França, 21 dez (AFP) - Dois irmãos siameses de quinze meses, que estavam unidos pelas costas e por parte da medula, foram operados com sucesso em 15 de dezembro, em Marselha (sul), um procedimento inédito na França, e se recuperam bem, declarou nesta quarta-feira um encarregado do hospital onde foi realizada a cirurgia.

Os médicos "não constataram complicações" durante a operação, que durou cinco horas, disse à imprensa o doutor Christian Palix, chefe do serviço neonatal do hospital Norte de Marselha, embora tenha destacado que "é cedo para descartar o risco de uma infecção".

Os dois irmãos, Mohamed e Suleyman, estavam unidos pelas costas e pela medula na região lombar. Sua separação é considerada um feito inédito na França.

Na escala mundial, uma cirurgia deste tipo só foi realizada quatro vezes: uma na Grã-Bretanha, duas na África do Sul e uma no Canadá.

Os dois meninos nunca deixaram o hospital desde o seu nascimento.

A operação foi complicada porque eles são prematuros e foi preciso deixar que crescessem "para que a pele pudesse suportar a operação", explicou o professor Dominique Casanova, cirurgião plástico do hospital.

Cinco semanas antes da cirurgia, os bebês tiveram implantadas duas peças infláveis em seus corpos para que a pele esticasse para que pudesse cobrir a área onde foram separados.

Os meninos também corriam o risco de ficar paraplégicos, já que a cirurgia foi realizada na medula.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h40

    -0,86
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h41

    0,55
    70.394,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host