UOL Notícias Notícias
 

23/12/2005 - 16h38

Técnica empregada para a clonagem com fins científicos ou terapêuticos

PARIS, 23 dez (AFP) - A clonagem realizada com finalidades científicas ou terapêuticas se baseia na mesma técnica empregada em 1996 na Escócia para fazer nascer a ovelha Dolly - um caso de clonagem reprodutiva, já que o procedimento permitiu o nascimento de um animal.

A conquista do cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk, acusado de falsificação, se baseava na técnica que há nove anos permitiu "criar" a Dolly.

Para a clonagem com fins científicos ou terapêuticos, os cientistas se limitam a produzir embriões em seu primeiro estádio de desenvolvimento, chamados blastócitos, com entre cinco e sete dias.

Estes embriões, que possuem uma centena de células, não servem para fazer bebês mas para criar outras células que ajudem a curar ou a compreender a formação de uma doença.

Extraídas do blastócito e cultivadas para conseguir as linhagens de células-tronco dotadas do mesmo patrimônio genético, estas podem se diferenciar para produzir qualquer tipo de células humanas (sanguíneas, nervosas, musculares).

A partir destas células-tronco embrionárias o objetivo seria, a longo prazo, fabricar quantidades quase ilimitadas de tecidos ou células que pudessem, por exemplo, permitir os transplantes sem que haja problemas de rejeição, uma vez que teriam o mesmo DNA da pessoa a quem está destinado o transplante.

A clonagem, seja reprodutiva ou científica, necessita de uma mulher disposta a doar um óvulo e um doador de material genético (homem, mulher ou croamã, como no caso da pesquisa sul-coreana publicada em maio de 2005).

O núcleo (que contém os cromossomas) de uma célula de pele ou de outra célula do corpo (exceto de espermatozóides ou óvulos) é extraída do doador e inserida no óvulo, que teve o próprio núcleo retirado anteriormente.

O novo óvulo contém, portanto em seu núcleo, um só DNA, o do doador da célula.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host