UOL Notícias Notícias
 

04/01/2006 - 19h00

Agora é oficial: o futebol é o esporte mais excitante

PARIS, 4 jan (AFP) - O futebol é o esporte mais excitante de se acompanhar enquanto o futebol americano é o mais previsível, de acordo com uma pesquisa científica sobre a competitividade nos esportes.

Eli Ben-Naim, Federico Vazquez e Sidney Redner do Los Alamos National Laboratory no Novo México analisaram os resultados de mais de 300.000 partidas disputadas no futebol americano, nas ligas de hóquei sobre o gelo, de bêisebol e de basquete dos EUA e na primeira divisão do Campeonato Inglês de futebol.

O futebol, cujos dados colhidos remontam a 1888, registra a maior "freqüência de viradas" nos jogos dentre esses esportes, seguido pelo bêisebol.

No final da lista está o futebol americano, no qual a possibilidade da ocorrência de reviravoltas no placar das partidas é 25% menor que no futebol.

No entanto, a tendência é que o futebol inglês se torne cada vez mais previsível, enquanto o futebol americano e a Liga Americana de bêisebol estão ficando cada vez mais competitivos.

Os cientistas não incluíram esportes como o rugby, cricket ou o vôlei no seu estudo, assim como outros esportes com grande número de seguidores nos Estados Unidos.

O estudo será publicado na edição do próximo sábado da revista semanal britânica New Scientist.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host