UOL Notícias Notícias
 

04/01/2006 - 18h11

Autores do falso artigo da Science sobre clonagem se retratam

WASHINGTON, 4 jan (AFP) - A revista científica americana Science anunciou nesta quarta-feira ter recebido um pedido de retratação de todos os autores sul-coreanos do fraudulento estudo sobre clonagem terapêutica de células-tronco embrionárias, publicado nesta revista em maio de 2005.

"Todos os autores desta pesquisa informaram que querem se retratar sobre o estudo de produção de células-tronco embrionárias especificamente derivadas de um blastocisto humano", publicado no site da revista na internet em 19 de maio, informou a publicação em um comunicado também divulgado on-line.

De qualquer forma, a "Science esperará as conclusões definitivas da investigação da Universidade Nacional de Seul, na próxima semana, para oficializar a retratação, de forma tal seus termos sejam adequados", acrescentou o texto.

A direção da revista confirmou, em 16 de dezembro, ter recebido um pedido para retirar o artigo da parte do cientista americano Gerard Schatten, co-autor com o doutor Hwang Woo-suk do artigo no qual anunciava como um "fato inédito mundial" o isolamento das células-tronco.

"Não há dúvidas que o artigo sobre as células-tronco, publicado em 19 de maio de 2005, pela Science, deve ser retirado", disse no fim de dezembro, em um comunicado, seu editor-chefe, Donald Kennedy.

Hwang anunciou o isolamento a partir de embriões humanos obtidos por clonagem de 11 linhas de células-tronco que possuíam, cada uma, o patrimônio genético de seu doador.

Os cientistas destacaram na época que esta descoberta era um passo rumo à clonagem terapêutica e ao tratamento de doenças incuráveis como o diabetes e o mal de Alzheimer.

Segundo testes de DNA feitos por uma comissão investigadora da Universidade de Seul, as cinco amostras analistas procedem, na verdade, do mesmo doador.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host