UOL Notícias Notícias
 

06/01/2006 - 19h06

Turquia detecta gripe aviária em patos

ANCARA, 6 jan (AFP) - A gripe das aves foi detectada em dois patos selvagens perto da capital turca, Ancara, dias depois que o país sofreu as primeiras mortes humanas por causa da doença, informou nesta sexta-feira o ministério da Agricultura.

"Nós detectamos a gripe aviária em dois patos selvagens" perto de uma represa em Nallihan, 120 km a oeste de Ancara, disse Mehdi Eker durante entrevista coletiva celebrada na cidade de Erzurum (leste) depois de uma visita à região, informou a agência de notícias Anatolia.

"Isto nos dá uma pista sobre a origem da doença", acrescentou, em alusão à teoria de que as aves migratórias foram as responsáveis pela disseminação da doença no país.

O ministro disse que especialistas veterinários confirmaram até agora cinco focos entre as aves de criação nas províncias de Igdir, Agri e Erzurum (leste), bem como na província de Sanliurfa (sudeste).

Notícias sobre a possível infecção em outras províncias foram investigadas.

A Turquia aumentou os controles desde que três adolescentes da mesma família morreram em um hospital na cidade de Van (leste) nesta semana, enquanto eram tratados com sintomas de gripe aviária.

Mais cedo, o ministério da Saúde informou que duas das crianças, procedentes da remota cidade de Dogubeyazit, em Agri, tiveram detectado a cepa mortal H5N1 do vírus.

Um dos 20 pacientes em tratamento no hospital também teve resultado positivo para o vírus letal, que matou mais de 70 pessoas no sudeste da Ásia e na China desde 2003.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host