UOL Notícias Notícias
 

07/01/2006 - 10h52

Quatro casos humanos de gripe aviária confirmados na Turquia

ANCARA, 7 jan (AFP) - Quatro casos de gripe aviária humana foram confirmados na região leste da Turquia, incluindo os de duas crianças que morreram durante a semana, afirmou neste sábado o ministro turco da Saúde, Recep Akdag, à rede de televisão pública TRT-1.

"Há quatro casos confirmados pelos laboratórios, três procedentes de Dogubeyazit e um de Van. Dois de Dogubyazit morreram, como vocês sabem", declarou o ministro, sem especificar se se tratava em todos os casos do vírus H5N1, potencialmente perigoso para o homem.

O ministério da Saúde afirmou na sexta-feira que obteve a confirmação de um laboratório britânico sobre a presença do H5N1 em três pessoas do leste da Turquia.

Também acrescentou que duas destas três pessoas, originárias de Dogubeyazit (leste), que morreram entre domingo e sexta-feira, eram portadoras deste vírus.

A presença do vírus H5N1 da gripe aviária foi confirmada em aves infectadas na mesma região do país, anunciou a Comissão Européia.

"O H5N1 altamente patogênico foi confirmado nas aves do leste da Turquia", anunciou Bruxelas em um comunicado depois de ter recebido os resultados das análises realizadas no laboratório de referência da União Européia (UE) em Weybridge, Grã-Bretanha.

As mostras analisadas procediam da mesma região dos adolescentes falecidos, acrescentou a porta-voz da Comissão, Krisztina Nagy.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h34

    -0,63
    63.682,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host