UOL Notícias Notícias
 

09/01/2006 - 20h15

Especialistas europeus se reúnem em Luxemburgo para discutir gripe aviária

BRUXELAS, 9 jan (AFP) - Médicos dos 25 Estados-membros da União Européia (UE), especialistas em epidemiologia humana, se reunirão na próxima quinta-feira, em Luxemburgo, para analisar a evolução da epidemia de gripe das aves, informou nesta segunda-feira a Comissão Européia, braço executivo da UE.

"Trata-se de uma reunião normal, que é organizada cada vez que há algo a discutir no campo da epidemiologia", informou à AFP uma fonte comunitária. Os especialistas médicos, acrescentou, irão "discutir medidas a serem adotadas entre os Estados-membros, examinar os planos nacionais e o plano europeu, e evocar os canais de comunicação".

Especialistas veterinários da UE, por sua vez, emitiram nesta segunda-feira um alerta unânime, que será adotado formalmente pela Comissão nesta terça-feira, vetando a importação de penas não tratadas procedentes de Azerbaijão, Armênia, Geórgia, Síria, Irã e Iraque, em função da proximidade desses países com a Turquia oriental, onde foi detectado em aves o vírus H5N1 da gripe aviária.

Nenhuma medida suplementar foi decidida perante Ancara, que já sofre um embargo em suas exportações de penas, aves vivas e produtos aviários.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h28

    0,24
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h39

    -0,45
    75.659,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host