UOL Notícias Notícias
 

21/01/2006 - 07h25

Especialistas preparam salvamento da baleia vista no rio Tâmisa, em Londres

LONDRES, 21 Jan (AFP) - Especialistas britânicos anunciaram neste sábado que, nas próximas horas e aproveitando o refluxo da maré, tentarão salvar a baleia vista desde sexta-feira no rio Tâmisa, em Londres, já que com o passar do tempo diminui a possibilidade de sobrevivência do animal.

Tony Woodley, do organismo britânico especializado no resgate de animais marinhos, vem seguindo a baleia desde sua surpreendente aparição no rio.

O mamífero é uma baleia de espécie comum e tem entre 5 e 6 metros de comprimento. Ela foi avistada pela última vez às 04H00 locais (02H00 de Brasília) na altura da ponte de Vauxhall, no bairro de Pimlico (sudoeste da capital britânica).

"Não se pode apanhá-la enquanto estiver nadando livremente", disse Woodley, explicando que uma tentativa deste tipo deixaria a baleia muito nervosa e seria perigoso para a equipe de resgate.

Os especialistas acreditam que, com o refluxo da maré, a baleia vai encalhar, de forma que será possível apanhá-la e levá-la de volta ao mar, a cerca de 60 km de Londres.

É a primeira vez que uma baleia é vista no rio que cruza a capital britânica desde o início das observações científicas da fauna marinha, em 1913.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host