UOL Notícias Notícias
 

24/01/2006 - 17h18

Inaugurada na Unesco conferência global sobre os oceanos

PARIS, 24 jan (AFP) - Especialistas de todo o mundo se reuniram em Paris nesta terça-feira para uma conferência na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura) sobre oceanos, costas e ilhas, com enfoque na contenção da erosão da biodiversidade e redução dos estoques de peixes, informou a entidade.

"Os especialistas vão analisar o progresso feito para alcançar os objetivos estabelecidos pela comunidade internacional para implementar a conservação e gerir o ambiente marinho que compõe 72% da superfície do nosso planeta", destacou a organização em um comunicado.

Setenta e oito países serão representados na conferência de uma semana, inclusive 21 países em desenvolvimento situados em pequenas ilhas, cuja economia é fortemente dependente do mar.

A Unesco informou que a conferência também irá tratar de questões sobre governança e mudanças climáticas.

"A governança em alto-mar é particularmente importante pois 64% dos oceanos do mundo estão dentro dos limites das jurisdições nacionais e são sujeitos a um considerável estresse, sobretudo devido à pesca", acrescentou a Unesco.

"O debate sobre os oceanos e o clima se concentrará na questão da acidificação, absorção de dióxido de carbono e mudança climática", continuou.

"A expectativa é que a mudança climática se torne a principal causa da perda de biodiversidade até o fim do século e do aumento da vulnerabilidade das comunidades costeiras através da erosão e das cheias", concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host