UOL Notícias Notícias
 

25/01/2006 - 07h10

ONG anuncia caso humano de gripe aviária na Coréia do Norte

TÓQUIO, 25 jan (AFP) - O líder norte-coreano Kim Jong-il determinou medidas preventivas contra a gripe aviária depois da detecção de pelo menos um caso de contaminação humana em Pyongyang no mês passado, anunciou nesta quarta-feira uma organização de defesa dos direitos humanos com sede no Japão.

Caso se confirme, este será o primeiro caso registrado de contaminação na Coréia do Norte. A natureza do vírus não é conhecida.

Segundo Lee Young-hwa, presidente da rede japonesa RENK, um observatório dos direitos humanos na Coréia do Norte, uma mulher foi internada no hospital da Cruz Vermelha em Pyongyang em dezembro, depois de ter contraído uma forma indeterminada de gripe aviária.

A organização não sabe o destino da paciente, que foi infectada por uma ave de criação.

Lee acrescentou que frangos e outras aves também foram afetadas pela doença em três lugares diferentes de Pyongyang no mês passado.

"Segundo nossas informações, Kim Jong-il divulgou uma diretriz interna ao Partido e os organismos governamentais no início do ano para determinar as medidas a serem adotadas para controlar e prevenir a gripe aviária", declarou à AFP Lee, um professor de Economia de origem coreana.

Segundo a fonte, não há nenhum caso de transmissão de um ser humano para outro na Coréia do Norte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    1,49
    3,306
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h57

    -2,24
    61.235,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host