UOL Notícias Notícias
 

26/01/2006 - 19h15

Evitar desastres naturais é oito vezes mais barato que a reconstrução

CIDADE DO MÉXICO, 26 jan (AFP) - Uma política de prevenção de desastres naturais é oito vezes mais econômica que financiar operações de ajuda e reconstrução das zonas afetadas, afirmou nesta quinta-feira o diretor-executivo do Conselho Mundial da Água, Daniel Zimmer.

Em visita ao México, sede do Fórum Mundial da Água entre 16 e 22 de março, Zimmer explicou que nesta reunião mundial "haverá destaque para este fato: os especialistas concordam em considerar o financiamento preventivo oito vezes mais benéfico que o orçamento destinado ao resgate e à recuperação".

O diretor executivo do Conselho Mundial da Água manifestou preocupação com o fato de que "os governos de todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto desenvolvidos, estão deixando de investir em redes de monitoração dos riscos relacionados com a água".

Como exemplo, o Conselho afirmou que os danos causados pelo furacão Katrina, que devastou o sudeste dos Estados Unidos em 2005, foram duas vezes superiores aos deixados pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

"As estimativas mostram que o relógio de desenvolvimento de um país retrocede de cinco a dez anos cada vez que sofre uma catástrofe natural", acrescentou.

Segundo ele, as tragédias naturais relacionadas com a água na África, América Central e pequenas ilhas fazem com que o PIB retroceda em cada fenômeno e afete suas economias por várias décadas sem chegar a uma reconstrução das áreas afetadas.

O Conselho Mundial da Água, com sede em Marselha, promove uma melhor gestão dos recursos hidráulicos, tanto em nível governamental quanto entre os atores econômicos. A cada três anos celebra um fórum mundial.

O do México será a quarta edição, depois dos realizados em Marrocos (1997), Haia (2000) e Kyoto (2003).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host