UOL Notícias Notícias
 

28/01/2006 - 10h47

Aprovado tratado internacional de proteção de florestas tropicais

GENEBRA, 28 jan (AFP) - Os 59 países envolvidos no comércio de madeiras tropicais aprovaram um novo tratado de proteção destas florestas, que desaparecem a um ritmo de 15 milhões de hectares anuais, anunciou a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED).

O acordo foi concluído na sexta-feira à noite depois de duas semanas de intensas negociações em Genebra entre 33 países produtores e 26 países consumidores que, dessa maneira, renovaram o Convênio Internacional das Madeiras Tropicales de 1994.

O convênio expirava em dezembro de 2006 e os países membros não haviam conseguido chegar a um acordo sobre sua prorrogação no ano passado, apesar da realização de três reuniões de negociação.

O novo acordo incentiva as partes a instaurar mecanismos facultativos para promover uma exploração duradoura das florestas tropicais, com especial destaque para o recurso da certificação.

A certificação consiste em aplicar uma etiqueta que garante aos consumidores que a madeira comprada provém de florestas exploradas de maneira sustentável.

O texto também destaca a importância do combate à pobreza na gestão das florestas e prevê mecanismos de financiamento para lutar contra a madeira ilegal.

Quase 500 milhões de pessoas na África, Ásia e América Latina dependem da exploração das florestas tropicais, indústria que envolve 10 bilhões de dólares anuais.

Apesar dos esforços de cooperação, o desaparecimento destas florestas, que são o pulmão do planeta, continua a um ritmo de 15 milhões de hectares por ano, segundo a CNUCED.

O comércio legal de madeiras tropicais caiu de 13 bilhões de dólares em 1990 para 8 bilhões em 2004, mas o comércio legal ainda é muito forte, segundo a organização americana Forest Trends.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host