UOL Notícias Notícias
 

02/02/2006 - 14h42

Novo caso suspeito de gripe aviária no Iraque

SULEIMANIYA, Iraque, 2 fev (AFP) - Um açougueiro, internado na quarta-feira no hospital de Suleimaniya, 330 quilômetros ao norte de Bagdá, na região curda do Iraque, pode estar infectado pela gripe aviária, informou à AFP um médico.

O Iraque já confirmou um caso de gripe aviária do tipo H5N1 e outras 14 pessoas são suspeitas de ter a doença, duas delas com grande probabilidade. Entre as pessoas que poderiam estar contagiadas, uma mulher, Mariam Kader, está hospitalizada em Suleimaniya.

O açougueiro Hussein Saleh, de 48 anos e natural do povoado de Bazyne, 40 quilômetros ao sul de Suleimaniya, manteve contato direto com aves de criação ao transportá-las em sua caminhonete para o açougue, acrescentou o médico, que pediu anonimato.

O local de trabalho de Saleh é um dos poucos do Curdistão que ainda tem autorização para vender frango, depois que a gripe aviária afetou a Turquia.

Para controlar a situação, as autoridades de saúde e agrícolas curdas proibiram qualquer outro ponto de venda de aves de criação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h29

    0,45
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h38

    -0,26
    68.413,26
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host