UOL Notícias Notícias
 

04/02/2006 - 12h51

Tripulantes da Estação Espacial Internacional passam seis horas no espaço

MOSCOU, 4 fev (AFP) - A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) - os astronautas americano, William MacArthur, e russo, Valeri Tokarev - passou seis horas no espaço, executando trabalhos fora da estação, informou neste sábado o centro russo de controle de vôos espaciais (TSUP).

"Valeri Tokarev e William MacArthur começaram a trabalhar fora da estação" por volta das 20h44 de Brasília, declarou um porta-voz do TSUP, citado pela agência russa Itar-Tass.

Durante o passeio espacial, os dois astronautas executaram uma série de trabalhos científicos e consertos menores em algumas partes da ISS.

Também lançaram um pequeno satélite construído a partir de um antigo modelo de traje espacial russo por estudantes moscovitas, que deverá transmitir à Terra imagens da estação e saudações às crianças do mundo em cinco idiomas.

Esta foi a segunda saída do comandante MacArthur e do engenheiro Tokarev em três meses. Eles estão a bordo da ISS desde outubro de 2005.

Os astronautas consertaram um mecanismo que permite o deslocamento de um braço mecânico, cujos cabos haviam se rompido.

Também retiraram um dos dispositivos instalados em 2005 pelos membros da missão anterior para estudar a capacidade de sobrevivência no espaço de certos cogumelos e bacilos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host