UOL Notícias Notícias
 

15/02/2006 - 13h50

UE exige que EUA se comprometam na etapa pós-protocolo de Kyoto

BRUXELAS, 15 fev (AFP) - O comissário Europeu de Meio Ambiente, Stavros Dimas, pediu ao mundo inteiro, especialmente aos Estados Unidos, para aproveitar "a última chance" de limitar o aquecimento climático nas próximas negociações sobre o futuro do protocolo de Kyoto.

"A comunidade internacional deve aproveitar esta oportunidade. Na verdade é a última chance que temos para conter a mudança climática", disse Dimas em discurso em Bruxelas por ocasião do primeiro aniversário do Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005.

"Precisamos da participação de todos os grandes países emissores (de gases causadores de efeito estufa), como Estados Unidos, a primeira economia do mundo, mas também o primeiro poluente", acrescentou Dimas.

Responsáveis por 25% das emissões mundiais de carbono, os Estados Unidos rejeitaram ratificar o texto, que impõe aos países industrializados reduções em suas emissões de gases de efeito estufa, estimando que isto enfraqueceria sua economia.

Durante a última conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, celebrada em Montreal (Canadá), em dezembro passado, os representantes americanos aceitaram discutir para levar adiante "uma ação de cooperação a longo prazo para enfrentar o aquecimento climático".

Por isto, quatro reuniões sobre o futuro do Protocolo de Kyoto estão previstas até o fim de 2007.

Concluído em 11 de dezembro de 1997 em Kyoto (Japão), o protocolo impõe a redução de emissões de seis gases causadores de efeito estufa: CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono), CH4 (metano), óxido nitroso (N20) e outros três gases fluorados (HFC, PFC, SF6).

O protocolo de Kyoto é o acordo internacional sobre o meio ambiente mais importante entre os 220 existentes atualmente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host