UOL Notícias Notícias
 

18/02/2006 - 20h05

Zonas urbanas dos EUA podem ter mesmo destino que Nova Orleans

SAN LUIS, EUA, 18 fev (AFP) - A progressiva urbanização de extensas áreas dos Estados Unidos que apresentam riscos de inundação faz temer a ocorrência de catástrofes naturais de resultados similares ao ocorrido em Nova Orleans por causa da passagem do furacão Katrina no ano passado, advertiram cientistas neste sábado.

Os diques do delta formado pelos rios Sacramento e San Joaquín, ao leste de San Francisco, no norte do estado da Califórnia (oeste), têm "duas chances em três" de se romper "no curso dos próximos 50 anos", disse Jeffrey Mount, da Universidade da Califórnia.

Assim como em Nova Orleans, cujos diques não resistiram à força do furacão Katrina no verão passado (boreal), o sistema de diques deste estuário não seria capaz de resistir a uma inundação limitada, explicou o especialista.

Um tremor de terra, que tem altas probabilidades de acontecer nesta zona sísmica, poderia destruir o sistema de diques e provocar uma inundação na região, criando um cenário parecido com o do tsunami registrado no oceano Índico em dezembro de 2004, acrescentou o pesquisador, na conferência anual da Associação Americana para o Avanço Científico.

O estuário, que recolhe mais de 40% das precipitações da Califórnia, cobre uma zona de 280.000 hectares, enquanto a maioria das terras da região está abaixo do nível do mar e depende de mais de 1.500 quilômetros de diques para sua proteção.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host