UOL Notícias Notícias
 

21/02/2006 - 16h04

Bebida prodigiosa para acabar com a ressaca causa polêmica na França

PARIS, 21 fev (AFP) - Um elixir milagroso que faz desaparecer rapidamente o álcool no sangue acaba de ser lançado no mercado francês, despertando críticas de especialistas que lutam contra o alcoolismo e os produtores de bebidas alcoólicas.

Segundo o anúncio publicitário, este produto, batizado de "Security Feel Better", criado por dois cientistas franceses, possui uma fórmula secreta e sabor pêra.

"Um jantar de negócios, uma noite na discoteca. Bebeu demais e comeu em excesso? Evite a ressaca e elimine mais rapidamente a comida e o álcool", destaca a publicidade do produto.

O produto é vendido por correio ou pela internet há alguns anos, mas só agora tem aparecido em grandes supermercados, alguns dos quais o retiraram imediatamente devido à polêmica causada.

Por sua vez, a entidade encarregada da defesa dos consumidores franceses já lançou uma pesquisa para esclarecer a composição da bebida.

Enquanto isso, especialistas vêem neste elixir um produto perigoso que introduz açúcar no sangue para acelerar a dissolução do álcool e que, de certa forma, estimula o consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo números oficiais, 23.000 pessoas morrem anualmente na França de abuso de álcool.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host