UOL Notícias Notícias
 

24/02/2006 - 22h58

Confirmado vírus H5N1 em criadouro de aves francês, 1º caso na UE

PARIS, 25 fev (AFP) - A presença do vírus H5N1, da gripe aviária, foi confirmada em um criadouro de aves no departamento de Ain (centro-leste da França), sendo o primeiro caso de contaminação deste tipo registrado na União Européia, anunciou o Ministério francês da Agricultura.

"O vírus H5N1 é, efetivamente, a causa das mortes no criadouro de perus de Ain", informa um comunicado do Ministério divulgado na madrugada deste sábado.

O Laboratório Nacional de Referência da AFSSA, a Agência Francesa de Segurança Sanitária de Alimentos, de Ploufragan (oeste), acaba de confirmar a presença do vírus H5N1, homólogo a 99% do vírus identificado no pato selvagem encontrado em Joyeux em 18 de fevereiro, em um criadouro de 11.000 perus contaminados no vilarejo de Versailleux (Ain).

O Ministério francês da Agricultura ressalta que "no presente, todos os perus (do criadouro) foram sacrificados, depois destruídos, e os edifícios estão sendo desinfetados".

Antes da confirmação da presença do vírus H5N1, "as medidas de emergência já tinham sido reforçadas: ampliação da zona de vigilância para 160 povoados, instalação obrigatória de pedilúvios nas zonas de proteção e vigilância, confinamento de todos os criadouros", frisou o texto.

"Está-se realizando um estudo epidemiológico para determinar a maneira como o criadouro de perus, que não trabalhava ao ar livre, mas em edifícios, pode ter sido contaminado", conclui o comunicado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host