UOL Notícias Notícias
 

24/02/2006 - 15h30

H5N1: campanha de informação dos 25 Estados da UE para evitar o pânico

=(FOTO)=VIENA, 24 fev (AFP) - Os 25 países-membros da União Européia decidiram nesta sexta-feira em Viena lançar uma campanha de informação na mídia sobre a gripe aviária, para evitar o pânico à medida que o vírus mortal H5N1 avançar na Europa.

"Queremos evitar a propagação de um sentimento de incerteza e pânico" e "decidimos realizar uma campanha na mídia para informar o público", anunciou a ministra austríaca da Saúde, Maria Rauch-Kallat, à margem de uma reunião de coordenação de seus colegas europeus.

Os ministros da Saúde da UE, da Turquia e de três países dos Balcãs não membros da União Européia atingidos pela gripe aviária (Croácia, Bulgária e Romênia) estimaram que é necessário "se expressar em todos os níveis políticos", de forma "coerente e transparente".

Esta reunião foi convocada depois da multiplicação da contaminação dos pássaros na Europa.

Oito países da UE foram atingidos pelo vírus (Alemanha, Áustria, França, Grécia, Hungria, Itália, Eslováquia, Eslovênia). A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou em seu site na internet uma "expansão geográfica rápida" recente da doença, com 13 novos países atingidos desde o início de fevereiro, na Ásia, principalmente no Oriente Médio, na Europa e na África. Na maior parte dos países europeus, dotados de um bom serviço de vigilância veterinária, o vírus só foi detectado entre um pequeno número de aves selvagens. Mas a França ainda esperava nesta sexta-feira o resultado dos testes para saber se o H5N1 era responsável pela morte de 400 peruas numa criação do centro-leste do país.

A Áustria, que ocupa a presidência rotativa da UE, deseja que as ações sejam concentradas na prevenção, para evitar contaminações humanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h50

    0,01
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h00

    0,91
    63.235,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host