UOL Notícias Notícias
 

27/02/2006 - 14h04

Kiev suspende importações de carne do Brasil e da Argentina

KIEV, 27 fev (AFP) - A Ucrânia resolveu interditar as importações de carne em procedência do Brasil e da Argentina por causa da febre aftosa, anunciaram os serviços veterinários do país nesta segunda-feira.

Kiev suspende todas as importações de animais sobre patas e de carne desses dois países, informou a agência de notícias Interfax, citando os serviços veterinários ucranianos.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente os bois, os porcos e os carneiros. Ela não costuma ser mortal, mas os animais doentes são abatidos para evitar a propagação.

As autoridades argentinas detectaram cerca de 70 casos de febre aftosa no início do mês de fevereiro, em um rebanho a 25 km de sua fronteira com o Paraguai.

A União Européia e a Rússia, principais importadores da carne bovina argentina, suspenderam suas importações de carne em procedência de diferentes regiões do país latino-americano.

O Brasil primeiro exportador de carne do mundo, também constatou vários focos da doença, todos eles no sul do país, perto da fronteira com o Paraguai.

Desde a revelação dos primeiros casos de febre aftosa no Brasil, 50 países decretaram embargos totais ou parciais sobre as carnes brasileiras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h59

    0,40
    3,159
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h02

    -0,49
    68.259,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host