UOL Notícias Notícias
 

02/03/2006 - 07h45

Bush pede a Índia e Paquistão solução para impasse da Caxemira

=(FOTOS)= NOVA DÉLHI, 2 mar (AFP) - O presidente americano, George W. Bush, pediu nesta quinta-feira à Índia e ao Paquistão que resolvam a velha disputa entre os dois países sobre a Caxemira, o que foi motivo de duas das três guerras protagonizadas por estas nações em pouco mais de meio século.

A declaração acontece após apelo realizado por separatistas muçulmanos da região (dividida entre a Índia e o Paquistão, que reclamam a integralidade do território) para que Bush intervenha na disputa. O presidente americano, depois do acordo de cooperação nuclear com fins civis alcançado com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, pediu aos dois vizinhos que superem as divergências. "A Índia e o Paquistão têm a oportunidade de trabalhar em favor de uma paz duradoura", frisou Bush.

"O primeiro-ministro Singh e o presidente (Pervez) Musharraf demonstraram que são líderes valentes e visionários. Peço que continuem evoluindo em todos os campos, inclusive sobre a Caxemira", disse Bush para a imprensa. Os dois países vizinhos iniciaram há 24 meses um processo de paz, mesmo que ainda esteja pendente uma solução para a Caxemira - único estado indiano de maioria muçulmana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host