UOL Notícias Notícias
 

03/03/2006 - 14h57

Papa promete "dar mais espaço" à mulher na Igreja

CIDADE DO VATICANO, 3 mar (AFP) - O Papa Bento XVI descartou mais uma vez a ordenação de mulheres, mas prometeu "dar mais espaço a elas" na Igreja, informou nesta sexta-feira o Vaticano.

No encontro nesta quinta-feira com o clero de Roma como parte da Quaresma, e da qual participaram cerca de 800 sacerdotes de 337 paróquias, Bento XVI não pronunciou un discurso preparado e preferiu responder às perguntas dos párocos da capital, precisou a Santa Sé, que divulgou nesta sexta-feira o texto oficial da conversa.

Ouvido por um jovem pároco de um bairro periférico sobre a possibilidade de dar "mais espaço institucional" às mulheres dentro da Igreja -- um antigo pedido dos setores mais progressistas --, o pontífice respondeu de forma diplomática, admitindo que seria oportuno iniciar uma reflexão.

"É legítimo perguntar se dentro do serviço ministerial (...) é possível oferecer mais espaço, mais posições de responsabilidade à mulher", afirmou o Papa, recorrendo a uma série de argumentos teológicos para mostrar que o chamado "ministério sacerdotal" está "reservado aos homens", disse.

Durante sua intervenção, o Papa agradeceu o papel desempenhado pela mulher durante a história da Igreja Católica e lembrou grandes figuras femininas da Idade Média, como Santa Catalina de Siena, Santa Teresa dïÁvila e Santa Hildegarda, por seu carisma e "profunda" participação na vida da Igreja.

"As mulheres são um fator determinante, sem elas a Igreja não pode viver. Alguns querem um reconhecimento mais visível dentro do governo da Igreja. A questão é que o ministério sacerdotal do Senhor está, como todos sabemos, reservado aos homens (...)", acrescentou.

As mulheres citadas pelo pontífice são mulheres ativas que trabalharam pela caridade e intelectuais que escreveram reconhecidos textos místicos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h20

    0,60
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h27

    -0,86
    74.744,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host