UOL Notícias Notícias
 

04/03/2006 - 18h27

EUA consideram reunião da AIEA como "prelúdio" à do Conselho da ONU

Por Sylvie Lanteaume WASHINGTON, 4 mar (AFP) - Os Estados Unidos consideram a reunião da AIEA da próxima segunda-feira sobre o caso iraniano como o "prelúdio" de uma eventual reunião do Conselho de Segurança da ONU.

A reunião do Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) permitirá "discutir o informe do diretor-geral (Mohamed ElBaradei) sobre o Irã, um informe que confirma muitas preocupações e perguntas que fazemos há tempos", declarou um porta-voz do departamento de Estado, Adam Ereli, na sexta-feira.

A reunião, que começa nesta segunda-feira, mas que pode durar vários dias, também será a ocasião para "avaliar os avanços ou a falta de avanços realizados pelo Irã para responder aos pedidos do Conselho (de Governadores) durante sua última reunião no dia 4 de fevereiro, que consistia em tomar medidas para abrir suas instalações e responder às perguntas da AIEA", acrescentou.

"Depois desta reunião do Conselho, a questão será levada ao Conselho de Segurança", disse.

"Mais do que uma formalidade, será uma discussão substancial sobre um problema grave, um exame das medidas que o Irã tomou ou não em resposta ao Conselho de Governadores, e um prelúdio de uma discussão no Conselho de Segurança", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host