UOL Notícias Notícias
 

05/03/2006 - 19h21

Benin: grande participação na presidencial marcada por acusações de fraude

Por Emmanuel Goujon e Fiacre Vidjingninou COTONOU/PORTO NOVO/PARAKOU, 5 mar (AFP) - Os beninenses compareceram em massa às urnas neste domingo para escolher o sucessor do presidente em final de mandato Mathieu Kérékou, de 72 anos. As eleições foram marcadas por acusações de fraude contra alguns candidatos e contra a Comissão Nacional Eleitoral Autônoma (CENA).

Segundo a Comissão, não houve incidentes no país durante a votação. As 17.

480 seções foram abertas para receber os 4.021.626 eleitores inscritos para escolher um presidente entre os 26 candidatos - entre eles duas mulheres - à sucessão de Kérékou.

Mas atrasos no fornecimento do material eleitoral e na abertura de algumas seções tumultuaram a votação em Cotonou, capital econômica, em Porto Novo, capital administrativa (32 km a leste de Cotonou), e em Parakou, a maior cidade do norte do país, segundo jornalistas da AFP.

Em Porto Novo, a taxa de participação ultrapassava os 70% no meio da tarde, segundo os presidentes de uma dezena de seções visitadas pela AFP nesta pequena cidade com ares provinciais e arquitetura colonial.

As seções começaram a ser fechadas depois das 16h00 locais (12H00 no horário de Brasília) em Parakou, e mais tarde em Porto Novo e Cotonou. Neste última cidade, a Comissão Nacional Eleitoral Autônoma (CENA) decidiu deixar as seções abertas até as 22h00 para respeitar as nove horas exigidas pela lei eleitoral.

O dia foi marcado por acusações de fraude de alguns candidatos contra a CENA. O presidente Mathieu Kérékou acusou alguns candidatos de fraude, dizendo que não os havia nomeado.

"Até cidadãos de países vizinhos foram procurados, receberam nomes falsos e títulos de eleitor. Mas isto não funcionará! Aqueles que fizeram isto vão pagar caro!", advertiu Kérékou depois de votar em Cotonou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host