UOL Notícias Notícias
 

06/03/2006 - 17h28

EUA: enriquecimento de urânio no Irã não será tolerado

WASHINGTON, 6 mar (AFP) - Os Estados Unidos se opõem a qualquer tipo de enriquecimento de urânio pelo Irã, mesmo em pequena escala, declarou nesta segunda-feira o departamento de Estado americano, rejeitando dessa forma uma proposta russa que está sendo discutida em Viena.

"Não se pode estar só um pouco grávida", comparou Tom Casey, um porta-voz do departamento de Estado.

"Não se pode deixar o regime iraniano prosseguir com o enriquecimento, em nenhuma escala, pois enriquecer em qualquer escala permitiria ao país dominar a tecnologia e encerrar o ciclo de enriquecimento, e essa tecnologia pode ser aplicada em seguida facilmente a um programa clandestino de fabricação de armas nucleares", acrescentou Casey.

O porta-voz se expressava num momento em que o Conselho dos governadores da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) estava reunido em Viena para ouvir um último relatório de seu diretor-geral, Mohammed ElBaradei, antes que o Conselho de Segurança da ONU se encarregue do caso nuclear iraniano.

A Rússia está disposta a aceitar uma pequena unidade de enriquecimento de urânio no Irã, declararam à AFP fontes diplomáticas próximas às negociações.

Segundo eles, o plano, que prevê o enriquecimento na Rússia do urânio iraniano, parte da idéia de autorização de "uma pequena unidade de enriquecimento de urânio para pesquisas" no Irã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host