UOL Notícias Notícias
 

06/03/2006 - 23h42

Larijani: Irã pode ser para Washington armadilha igual ao Iraque

LONDRES, 7 mar (AFP) - Os Estados Unidos correm o risco de cair em uma armadilha igual à do Iraque se lançarem uma ação militar contra o Irã em razão do programa nuclear de Teerã, advertiu nesta segunda-feira o principal negociador nuclear iraniano, Ali Larijani.

O governo americano está engajado em uma "guerra psicológica" com o objetivo de levar o Irã ao Conselho de Segurança da ONU que poderá provocar sanções econômicas e, eventualmente, uma ação militar, declarou Larijani à rede de televisão britânica BBC.

Como no Iraque, Washington quer fazer crer que sua posição é apoiada pela comunidade internacional, disse Larijani, reafirmando que o Irã tem o direito de desenvolver um programa nuclear pacífico.

"Penso que eles (os dirigentes americanos) estão tentando fazer uma guerra psicológica. Se acreditam que fazendo isto podem tirar nossos direitos inalienáveis, estão errados", frisou.

Perguntado pelo jornalista da BBC sobre a crença dos Estados Unidos de que o Irã desabará em caso de um ataque americano, Larijani garantiu que Washington está novamente mal aconselhado por uma "corja sionista".

"São os mesmos erros que levaram os americanos a atolar no Iraque".

Larijani afirmou que o Irã não poderá, em nenhum caso, ser desmantelado por ataques aéreos americanos. "Poderão começar por uma ação deste gênero, mas serão incapazes de chegar ao fim desta empreitada. Eles são vulneráveis, muito vulneráveis... Fazem um cálculo errado...", completou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host