UOL Notícias Notícias
 

07/03/2006 - 12h50

Irã propõe suspender enriquecimento por dois anos, mas quer fazer pesquisa

=(FOTO)=VIENA, 7 mar (AFP) - O Irã não aceitará qualquer suspensão de suas atividades de pesquisa nuclear mas está disposto a interromper por dois anos, no máximo, seu programa de enriquecimento industrial de urânio, declarou nesta terça-feira à AFP um diplomata que acompanha as negociações na Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA).

"Qualquer moratória de mais de dois anos nas atividades de enriquecimento industrial e qualquer pedido de suspensão da pesquisa tornará difícil a conclusão de um acordo", afirmou este diplomata em Viena destacando que um projeto de acordo russo, atualmente em fase de negociação, deveria incluir esses dois elementos.

"Teerã quer poder contar com 18 complexos de centrifugadoras, e afirma estar disposto a aceitar um reforço da vigilância e do sistema de controle de seu programa de pesquisa pela AIEA", acrescentou o diplomata.

Cada complexo inclui 164 centrífugas para enriquecer urânio. Assim, o Irã contaria no total com 2.952 centrífugas.

Além disso, "o Irã desmentiu ter concluido qualquer acordo com a Rússia sobre a suspensão de suas atividades de pesquisa", segundo a mesma fonte.

Americanos e europeus exigem uma suspensão total de todas as atividades ligadas ao enriquecimento de urânio no Irã.

Eles pedem também uma moratória de pelo menos cinco anos das atividades industriais nucleares do Irã, para garantir que elas se destinam a fins exclusivamente civis.

Em Washington, o O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, deve submeter nesta terça-feira à apreciação dos Estados Unidos, George W. Bush, e da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice um plano para resolver a crise.

O Conselho dos governadores da AIEA examina nesta terça-feira o relatório do presidente da agência, Mohammed ElBaradei, sobre o programa nuclear iraniano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host