UOL Notícias Notícias
 

08/03/2006 - 21h54

Canadá pode ficar sem caça de foca nesta temporada

OTTAWA, 8 mar (AFP) - O clima ameno pode fazer com que seja cancelada a temporada de caça de focas este ano no Canadá, disseram funcionários nesta quarta-feira, uma semana depois de o cantor Paul McCartney ter abraçado um filhote de foca em um bloco de gelo durante uma manifestação contra essa prática.

A expectativa é de que o ministro canadense da Pesca, Loyola Hearn, anuncie na próxima semana um novo plano de três anos sobre a caça de focas. Alguns funcionários insinuam que a caça não será autorizada este ano apenas porque a camada de gelo sobre a qual estes mamíferos procriam é perigosamente fina.

"A Guarda Costeira disse que a espessura do gelo é muito fina este ano", explicou à AFP Frank Ring, diretor de mamíferos marinhos do Canadá.

Para que a prática seja segura para os caçadores, o gelo deve ter pelo menos 30 centímetros de espessura.

McCartney e sua mulher começaram na última quinta-feira uma visita ao longo da costa oeste do Canadá para se manifestar contra a caça às focas.

"Durante muitos anos, as pessoas tentaram deter esta prática brutal. Estamos aqui para emprestar nossa voz a esta campanha e para que, talvez, isso pare de uma vez por todas", disse o ex-Beatle.

Todos os anos, cerca de 300.000 focas são caçadas e mortas brutalmente, em uma atividade que gera 14,6 milhões de dólares aos caçadores locais pela venda de carne e pele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host