UOL Notícias Notícias
 

08/03/2006 - 15h39

Clonagem de cachorro pelo sul-coreano Hwang é verídica, diz revista

PARIS, 8 mar (AFP) - O pesquisador sul-coreano Hwang Woo-suk, cuja "pesquisa pioneira" sobre células-tronco humanas revelou-se fraudulenta, conseguiu ser bem-sucedido na clonagem de um cachorro em agosto de 2005, segundo um estudo que será publicado nesta quinta-feira na revista científica britânica Nature.

Os testes de comparação de DNA, realizados nos Estados Unidos no Instituto Nacional da Saúde (NIH) sob a direção de Elaine Ostrander, confirmam os resultados de um estudo anterior realizado por uma comissão independente sul-coreana.

No dia 10 de janeiro, esta comissão concluiu que o pesquisador não obteve nenhum avanço na tecnologia da clonagem relacionada ao homem, com exceção do cachorro Snuppy, criado em agosto de 2005.

Os especialistas do NIH utilizaram o material genético fornecido pela comissão sul-coreana para comparar o DNA de Snuppy ao do Afghan hound clonado, chamado Tai, ao da cadela que gerou o filhote, aos das cadelas que doaram os óvulos e aos de outros cachorros da mesma raça, demonstrando uma identidade perfeita entre Snuppy e Tai.

Snuppy foi concebido graças à introdução, no núcleo do óvulo da cadela receptora, do DNA de uma célula do animal clonado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h50

    -0,14
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h53

    0,43
    69.008,16
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host