UOL Notícias Notícias
 

10/03/2006 - 19h02

Annan satisfeito com acordo de princípio da UA sobre força de paz em Darfur

NOVA YORK, 10 mar (AFP) - O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, mostrou-se satisfeito nesta sexta-feira com o acordo de princípio aprovado pela União Africana (UA), o qual transfere a força de paz em Darfur (Sudão) para a ONU.

"Estamos satisfeitos com esta decisão (...) e esperamos trabalhar com eles e com o governo do Sudão para garantir que há segurança no país", afirmou.

Depois de uma reunião em Addis Abeba, o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA aprovou um acordo de princípio para transferir para a ONU sua força em Darfur, uma região do oeste do Sudão que há três anos está imersa num conflito sangrento.

A força de paz de Darfur, a primeira missão de paz de importância da UA, conta com 7.000 homens e está no local desde 2004. A UA não possui os meios para financiá-la a partir de 31 de março.

No dia 3 de fevereiro, o Conselho de Segurança pediu para a UA elaborar um plano para que uma força da ONU substituísse a da UA, uma opção à qual o governo do Sudão se opõe categoricamente.

O conflito em Darfur, que enfrenta as milícias apoiadas pelas forças de Cartum contra rebeldes que pedem uma distribuição mais justa das riquezas, provocou uma grave crise humanitária.

A crise deixou mais de 300.000 mortos e 2,4 milhões de refugiados, segundo estimativas internacionais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host