UOL Notícias Notícias
 

10/03/2006 - 13h28

Bush: rejeição à empresa de Dubai envia mensagem negativa ao Oriente Médio

WASHINGTON, 10 mar (AFP) - O presidente americano George W. Bush disse nesta sexta-feira que está "preocupado" com a mensagem que Washington envia a seus aliados no Oriente Médio com o fracasso da concessão das operações de seis portos americanos a uma companhia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

"Fico preocupado com a mensagem que esta questão envia a nossos amigos e aliados no mundo, sobretudo no Oriente Médio", disse Bush, um dia depois de a empresa Dubai Ports World (DP World) transferir o controle das operações de seis portos americanos a uma companhia americana.

"Para ganhar a guerra contra o terrorismo, temos que fortalecer nossas relações e amizades com os países árabes moderados no Oriente Médio", disse Bush.

Dubai é um "aliado comprometido com a guerra contra o terrorismo. É um sócio chave para nossas forças armadas numa região chave", afirmou.

A DP World anunciou que renunciava a sua intenção de controlar as operações dos seis grandes portos do leste dos Estados Unidos depois que líderes republicanos anteciparam a Bush que, por razões de segurança nacional, o Congresso não permitiria que a administração dos portos fosse realizado pela empresa de Dubai.

A empresa destacou que transferirá a gestão dos portos nos Estados Unidos para "uma entidade americana", em nome da amizade entre esse país e os Emirados Árabes Unidos, segundo um comunicado lido na quinta-feira no Senado americano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host