UOL Notícias Notícias
 

10/03/2006 - 15h02

Manifestação da oposição é reprimida com violência em Kinshasa

=(FOTO)=KINSHASA, 10 mar (AFP) - As forças policiais congolesas reprimiram com violência nesta sexta-feira em Kinshasa um protesto da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS, oposição), motivando críticas da ONU a três meses das eleições presidenciais e legislativas no país.

Os policiais dispersaram com cassetetes e gases lacrimogêneos os cerca de 200 manifestantes do principal partido de oposição reunidos na manhã desta sexta-feira perto da estação central de Kinshasa, constatou uma jornalista da AFP.

Vários manifestantes foram feridos com golpes de cassetete quando cantavam e erguiam faixas, o início de uma "marcha pacífica" cujo objetivo era pedir garantias de transparência e democracia nas eleições.

Cerca de 40 militantes do partido de Etienne Tshisekedi foram detidos, declarou à AFP Joseph Mukendi, um dirigente da UDPS.

A Missão da ONU na República Democrática do Congo (Monuc) lamentou uma repressão "desproporcional" e confirmou a detenção de cerca de 40 manifestantes.

"Lamentamos uma utilização da força contra manifestantes que exerciam um direito fundamental garantido pela nova Constituição do país", declarou à AFP Kemal Saiki, porta-voz da Monuc.

"Vim para pedir eleições livres e transparentes. Eles nos pedem para integrar o processo eleitoral, e vejam como nos tratam!", insurgiu-se Tangani, um jovem manifestante de 22 anos, mostrando o pé ensagüentado e a camisa em frangalhos.

Depois de ter defendido, até o fim de dezembro, o boicote das eleições, a UDPS anunciou no início de janeiro sua participação do processo eleitoral e exigiu ser associada aos órgãos de controle deste processo, pedindo também a reabertura dos centros de inscrição para seus partidários.

A Comissão Eleitoral Independente (CEI) publicou na noite de quinta-feira um cronograma definindo a data de 18 de junho para o primeiro turno das eleições presidencial e legislativas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host