UOL Notícias Notícias
 

10/03/2006 - 00h23

Roedor descoberto em 2005 é de raça considerada extinta

WASHINGTON, 9 mar (AFP) - Um tipo de roedor parecido com um esquilo descoberto em 2005 no Laos é, na verdade, sobrevivente de uma espécie tida como extinta há 11 milhões de anos, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

Uma equipe de pesquisadores americanos, franceses e chineses comparou o esqueleto deste animal com o de vários espécimes fossilizados de uma raça de roedor do Sudeste Asiático extinta há 11 milhões de anos, confirmando que se trata da mesma família de mamíferos.

Os trabalhos aparecem na revista "Science" datada de 10 de março.

A descoberta deste animal na última primavera foi primeira página dos jornais do mundo todo. Na época, os biólogos o apresentaram como sendo de uma nova espécie de roedor, batizado de "rato dos rochedos laosianos".

Esta espécie "ressuscitada", chamada Diatomyidae, se parece com um pequeno esquilo, mas não é um rato, explicou a paleontóloga Mary Dawson, do Museu Carnegie de História Natural de Pittsburgh (Pensilvânia, leste).

A semelhança é "absolutamente chocante", insistiu ela.

O ressurgimento 11 milhões de anos depois de um tipo de animal que se acreditava extinto é ainda mais fascinante do que descobrir uma nova espécie, observou o biólogo George Schaller, do grupo de conservação da fauna selvagem (Wildlife Conservation Society/WCS) que revelou em 2005 a existência deste animal então desconhecido.

O roedor, de hábitos noturnos, vive em florestas isoladas do Laos e é chamado pelos nativos locais de "kha-nyou".

Os naturalistas ainda não tiveram contato com o roedor vivo. Os espécimes analisados pelos cientistas foram mortos por caçadores e comprados em feiras.

Os pesquisadores têm dificuldade para capturar um espécime vivo e avaliar a população destes roedores, para determinar se estão ou não em extinção.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host