UOL Notícias Notícias
 

13/03/2006 - 06h33

Uribe vence as legislativas colombianas e quer negociar a paz com as Farc

BOGOTÁ, 13 mar (AFP) - O presidente colombiano, Alvaro Uribe, que aspira a reeleição, conseguiu no domingo a maioria no Congresso, depois que a coalizão que o respalda venceu as eleições legislativas. Ele aproveitou a oportunidade para convocar a guerrilha das Farc a iniciar um processo de paz sério e urgente.

"Convoco as Farc para que revise sua conduta, analise a vocação democrática de todos os colombianos e para que considere a possibilidade de um processo de paz sério e urgente", disse o governante em um pronunciamento no palácio presidencial.

O discurso com a citação às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi feito após a apuração de 84,98% dos votos. O resultado da votação consolida a maioria dos partidos que apóiam Uribe no Senado.

Já o tradicionalmente majoritário Partido Liberal, de oposição, sofreu uma derrota histórica ao perder as maiorias relativas depois de 50 anos.

Os liberais foram superados pelo Partido de la a U e o Partido Conservador, ambos governistas, ficando apenas com o terceiro lugar.

Segundo os dados oficiais, o Partido de la U obteve 20 cadeiras no Senado e o Conservador 18. Os liberais conquistaram 17 e o Partido Mudança Radical 15.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h28

    0,24
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h39

    -0,45
    75.659,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host