UOL Notícias Notícias
 

14/03/2006 - 19h17

Lançamento do ônibus espacial é adiado até 1º de julho

HOUSTON, EUA, 14 Mar (AFP) - O próximo lançamento de um ônibus espacial americano - um fato que não ocorre há oito meses, desde o acidentado vôo do Discovery, foi adiado pelo menos até 1º de julho, anunciou nesta terça-feira Wayne Hale, um encarregado da Nasa (agência espacial americana).

A Nasa, que previa lançar a nave em maio, considerou esta "decisão difícil" devido a um mau funcionamento em um dos quatro sensores situados em um dos tanques externos, explicou Wayne Hale durante entrevista coletiva no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas, sul).

Serão necessárias pelo menos três semanas para substituir o sensor no interior do tanque e depois a Nasa deverá esperar outras três semanas para uma nova janela de lançamento, que não ocorrerá antes de 1º de julho.

Estas seis semanas de atraso permitirão aos engenheiros da agência trabalhar tranqüilamente sobre o tanque com problemas e sobre outros aspectos também delicados do ônibus espacial.

"Estamos muito otimistas" para este lançamento, explicou Hale, acrescentando que os outros dois lançamentos previstos para este ano também se realizarão, embora não antes do outono (boreal).

A agência americana se mantém cautelosa com relação aos vôos dos ônibus espaciais após o desastre de fevereiro de 2003, que matou os sete tripulantes, e destruiu a nave Columbia por um problema que se repetiu, sem vítimas fatais, durante o lançamento do Discovery em julho passado.

A Nasa planeja outros 16 vôos de ônibus espaciais para terminar de montar a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e eventualmente outro mais para operações de manutenção do telescópio espacial Hubble, segundo o orçamento da agência para o exercício 2007 apresentado recentemente ao Congresso.

A Nasa prevê aposentar os ônibus espaciais em 2010.

Seu sucessor, o "Crew Exploration Vehicle" ou CEV, deverá estar pronto para voar entre 2010 e 2014.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host