UOL Notícias Notícias
 

15/03/2006 - 09h37

Alemanha inicia vasto programa de pesquisa contra a gripe aviária

BERLIM, 15 mar (AFP) - O ministro alemão da Agricultura e Proteção ao Consumidor, Horst Seehofer, se propõe a acelerar o programa de pesquisa contra a gripe aviária, segundo declarou à imprensa alemã nesta quarta-feira.

"Na próxima semana tentaremos na reunião do gabinete ministerial acelerar o vasto projeto de pesquisa contra a gripe aviária", disse Seehofer a uma emissora de rádio de Berlim.

O ministro disse que aguarda em um período previsível o desenvolvimento de uma vacina para as aves que torne supérfluos o seu confinamento em currais fechados e o sacrifício.

Os pesquisadores alemães têm reparos a fazer nas vacinas existentes neste momento.

O Instituto de Saúde Veterinária Friedrich-Loeffler (FLI) considera que serão necessários vários anos para desenvolver uma vacina com a qual possam diferenciar animais infectados e imunizados. "Estamos longe de poder produzir essa vacina de forma maciça e econômica", disse o presidente do instituto Friedrich-Loeffler, Thomas Mettenleiter, ao jornal Sueddeutsche Zeitung, em declarações publicadas nesta quarta-feira.

O instituto Friedrich-Loeffler planeja conjuntamente com o Instituto Robert-Koch de microbiologia e virologia de Berlim vários projetos de pesquisa para determinar a propagação e o perigo do vírus da gripe aviária H5N1.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host