UOL Notícias Notícias
 

16/03/2006 - 18h24

EUA: Chiron retira vacina da Itália e de países em desenvolvimento

EMERYVILLE, EUA, 16 Mar (AFP) - O laboratório americano Chiron anunciou nesta quinta-feira a retirada do mercado italiano e de vários países em desenvolvimento da vacina Morupar contra o sarampo, a caxumba e a rubéola (SPR). O Chiron informou ter distribuído cinco milhões de doses de Morupar em 2005 nos países em desenvolvimento através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Panamericana da Saúde (OPS), assim como 450.

000 doses na Itália, onde a vacina é fabricada.

"Os resultados de exames farmacológicos de rotina feitos na Itália sugerem que a vacina Morupar pode se associar a uma taxa mais elevada de efeitos adversos, em comparação com outras vacinas do tipo SPR", destacou em comunicado a Chiron, que tem sede em Emeryville (Califórnia, oeste).

"Embora os recentes dados históricos ponham em manifesto que estes efeitos adversos são raros, o Chiron decidiu retirar esta vacina do mercado por precaução", explicou a companhia de biotecnologia.

A empresa informou que até o momento as vendas totais de Morupar totalizaram 10 milhões de dólares. Como conseqüência da decisão para retirar a vacina do mercado, o laboratório anunciou que revisaria seus resultados financeiros para 2005. A farmacêutica está em vias de ser absorvida pelo laboratório suíço Novartis AG, que já possui uma participação na companhia de 44%.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host