UOL Notícias Notícias
 

16/03/2006 - 13h43

Gripe aviária: morte de cachorro aumenta temor de epidemia no Azerbaijão

BAKU, 15 mar (AFP) - A descoberta do vírus da gripe aviária de tipo A num cachorro de rua morto no Azerbaijão aumentou o temor de uma epidemia neste país do Cáucaso onde três pessoas morreram nas últimas semanas.

"O vírus foi detectado num cachorro em 9 de março. As análises de laboratório continuam", anunciou nesta quinta-feira a comissão governamental de luta contra a gripe aviária.

A cepa H5N1 altamente patogênica e transmissível ao homem faz parte da família dos vírus de tipo A.

O ministro azerbaijano da Agricultura, Ismet Abbasov, confirmou à AFP que um vírus do tipo A foi descoberto num cachorro encontrado morto nas imediações de Baku, mas não foi possível identificá-lo com mais precisão.

Três adolescentes morreram devido à gripe aviária nas últimas semanas no Azerbaijão, que se tornou a primeira antiga república soviética a registrar mortes relacionadas a esta doença, mas o tipo de vírus contraído só será conhecido na semana que vem, quando ficam prontos os resultados de uma análise realizada num laboratório de Londres. Os especialistas ocidentais interrogados pela AFP receberam com tranqüilidade e prudência as novidades sobre a morte do cachorro, destacando que a ciência não conhecia casos de cães atingidos pelo vírus H5N1.

O professor Jeanne Brugère-Picoux, especialista francês em patologia do gado e de animais de pequeno porte, indicou que geralmente os cães não contraem gripe, "com exceção da contaminação pela gripe eqüina".

"Não conhecemos casos de cães atingidos pela gripe aviária em geral ou pelo vírus H5N1 em particular", disse à AFP, estimando que "não havia motivo para se preocupar".

Outros especialistas confirmaram que, se este for um caso de H5N1 em cachorro, será o primeiro do mundo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host