UOL Notícias Notícias
 

17/03/2006 - 17h29

Igreja católica do Mississippi aceita pagar 5,1 milhões por abusos

MIAMI, 17 mar (AFP) - A diocese de Jackson, Mississippi (sul dos Estados Unidos), chegou a um acordo com 19 pessoas que alegaram ter sofrido abusos sexuais por parte de sacerdotes e deverá pagar 5,1 milhões de dólares às vítimas, segundo documentos publicados na página eletrônica da instituição.

Os abusos ocorreram entre a década de 1960 e o começo dos anos 1980. Um dos casos é o dos irmãos Kenneth, Thomas e Francis Morrison, vítimas de um mesmo sacerdote amigo da família há mais de 30 anos, e que exigiram da diocese 48 milhões de dólares.

"Espero que este acordo traga paz àqueles que sofreram com os atos de alguns poucos. Em nome de toda a Igreja, peço perdão do fundo do meu coração a todos vocês pela dor, raiva e vergonha provocadas por estes atos", disse num comunicado o bispo de Jackson, Joseph Latino.

Dos 5,1 milhões de dólares, a diocese terá de pagar pouco mais de 700.000 dólares. O resto será coberto pelas seguradoras, disse Latino.

As vítimas "enfrentaram seus mais profundos temores e dores emocionais para buscar justiça pelos horrendos abusos que sofreram nas mãos da Igreja Católica", disse John Hawkins, advogado dos requerentes.

"Só posso esperar que este acordo lhes permita, em parte, (...) alcançar alguma paz", acrescentou.

A diocese aceitou retirar de posições influentes pessoas que possam estar vinculadas a estes abusos, promover o relato dos casos e assegurar investigações imediatas sobre qualquer denúncia.

O escândalo de sacerdotes pedófilos nos Estados Unidos explodiu em 2002 com numerosas denúncias, particularmente na Arquidiocese de Boston (Massachusetts, nordeste), que provocaram a renúncia do cardeal Bernard Law, acusado de encobrir sistematicamente o escândalo.

Depois, Law foi nomeado pelo Papa para a Cúria Romana e como arcebispo da Basílica romana de Santa Maria Maior.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host