UOL Notícias Notícias
 

21/03/2006 - 18h18

Bush quer ação diplomática rápida para impedir chantagem iraniana

WASHINGTON, 21 mar (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta terça-feira a necessidade de atuar rapidamente por via diplomática para impedir o Irã de "chantagear o mundo" com a arma nuclear.

Ele também descartou implicitamente uma intervenção americana direta em negociações com a República Islâmica, declarando que a condução dessas conversas deveria ficar com o UE-3 (França, Alemanha e Grã-Bretanha).

"É importante que nossos cidadãos entendam que devemos tratar esse problema por meios diplomáticos agora", declarou Bush durante uma entrevista coletiva na Casa Branca.

"Os iranianos poderiam chantagear o mundo se tivessem a arma nuclear", explicou.

Após o fracasso das negociações conduzidas pelo UE-3 com o Irã, o Conselho de Segurança da ONU tenta, agora, chegar a um consenso sobre o desafio nuclear iraniano.

Bush informou que os cinco membros do Conselho de Segurança com direito de veto e a Alemanha manterão uma nova reunião de trabalho esta semana, depois da de segunda-feira em Nova York que não permitiu alcançar um acordo.

"Nossas negociações com o Irã sobre as armas nucleares serão conduzidas pelo UE-3", insistiu o presidente.

Bush se expressou pouco antes de um diplomata ocidental anunciar em Nova York o adiamento sine die das consultas previstas nesta terça-feira no Conselho de Segurança da ONU, para deixar à França e à Grã-Bretanha o tempo de elaborar uma nova versão de um texto levando em conta as objeções da Rússia e da China sobre o caso iraniano.

Bush também evocou a possibilidade de discussões entre Estados Unidos e Irã sobre o Iraque.

O presidente autorizou o embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, a entrar em contato com os diplomatas iranianos em Bagdá desde que ele "diga claramente a eles que as tentativas de propagar a violência inter-religiosa são inaceitáveis para os Estados Unidos".

Desde que o governo iraniano aceitou, na quinta-feira passada, conversar sobre o Iraque com a administração Bush, a Casa Branca insiste no fato de que pretende apenas expressar seu descontentamento com as "intromissões" iranianas no Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host